Origem do Dia Internacional da Síndrome de Asperger

18 de fevereiro é o dia Internacional da Síndrome de Asperger, uma perturbação neuro-comportamental que tem algumas semelhanças com o autismo. 

Esta data foi escolhida por ser o dia de nascimento do psiquiatra austríaco Hans Asperger (1906-1980), o primeiro médico a descrever este transtorno.

Origem do Dia Internacional da Síndrome de Asperger

A partir da década de 1980, os trabalhos do Dr. Asperger foram ganhando cada vez mais importância. Com isso, os pais que tinham filhos com a Síndrome de Asperger resolveram criar uma data para conscientizar o grande público sobre as peculiaridades deste fenómeno. 

Assim, eventos, palestras e encontros começaram a ser promovidos com o objetivo de apoiar a integração social dos portadores desta síndrome e oferecer condições de igualdade para que eles tivessem uma vida digna e se sentissem bem.

Síndrome de Asperger

A síndrome de Asperger é um transtorno de desenvolvimento humano que atinge as habilidades de interação social.

Apesar de apresentar diferentes graus, geralmente os seus portadores têm dificuldades em fazer amigos, entender as sutilezas da comunicação e aceitar novas rotinas.

Estima-se que existem mais de 67 milhões de pessoas com autismo e síndrome de Asperger no mundo. Em Portugal, segundo a Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger (APSA), calcula-se que 40.000 pessoas têm a síndrome.

APPACDM -Trofa

APPACDM-Trofa tem por missão promover a integração e a defesa do cidadão com deficiência mental enquanto ser humano com pleno direito à sua individualidade, ao seu bem-estar e à sua participação ativa na comunidade.

Nós Limifield abraçamos este projeto em 2019 criando na nossa plataforma online uma Loja Solidária onde qualquer dos nossos clientes podem contribuir de forma ativa para este projeto.

Esta contribuição pode ser feita através de compra de Vauchers Solidários ou através de compra de Produtos Solidários, sendo que neste último, 2% das vendas destes produtos revertem a favor da Appacdm-Trofa.

“As pessoas, assim como as aves, são diferentes nos seus voos.  Todas, no entanto, são iguais no seu direito de voar.” 

Judite Hertal