Um trio de amigos reunido numa garagem, mesmo sem saber, estavam a iniciar algo que revolucionaria a tecnologia.
Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne começaram a produzir computadores em miniatura e assim surgiu a Apple no dia primeiro de abril de 1976, em Cupertino, em Silicon Valley no estado da Califórnia.
O primeiro computador colocado no mercado foi o Apple I, feito por Wozniack. A empresa só arrancou na verdade, em 1977, quando o Apple II foi apresentado numa feira de informática.
Em 1980, quando lançaram o Apple II, a empresa começou a explorar o mercado internacional. Em sequência, nessa mesma década estavam a passar por uma grande crise, quando Wozniack sofreu um acidente aéreo e Steve Jobs assumiu-se como CEO.
Nesse meio tempo, Steve saiu da empresa e voltou somente em 1996 quando a Apple estava à beira da falência. A partir daí começaram a ser lançados produtos e programas que revolucionaram a situação e criaram a oportunidade da marca ser a potência atual.
Ali criaram o iMac que chamou a atenção do público jovem, iPod que proporcionava levar músicas a todo lugar, iPhone um smartphone com super funcionalidades e entretenimento e o iPad com a era dos tablets fáceis de levar para onde quisesse. A empresa também lançou o iTunes, um player que armazenava, organizava e sincronizava músicas noutros aparelhos.
Com o passar do tempo novos produtos foram lançados e cada vez mais as pessoas aderiram à marca. A Apple é mundialmente conhecida e está em todos os cantos, mesmo depois da morte de Steve em 2011.
Explorando a identidade visual da Apple
O nome “Apple” e o símbolo foram escolhidos por três razões:
- Por iniciar com “A”, o nome apareceria listado na frente da maioria dos competidores;
- Ter uma maçã ligada a computadores foi uma aposta inusitada porque ninguém associaria as duas coisas;
- Uma maçã está ligada a uma vida saudável.
Atualmente, para aproximar o consumidor, o “i” que fica à frente de alguns produtos da Apple, como iPod e iPhone, significa “I”, em inglês “eu”. Anteriormente, ele se referia à palavra “internet”
Logotipo
O primeiro logotipo da Apple mostrava Isaac Newton por baixo de uma macieira. Ele foi desenhado por Ron Wayne, o terceiro fundador da empresa. Porém, foi usado por pouco tempo, pois seria mais complicado reproduzi-lo.
(Foto: Divulgação)
O novo desenho do logotipo foi feito por Rob Janoff, em 1976. No inico o seu estilo era uma maçã com uma mordida nas cores do arco-íris. Só em 1998 ele se tornou monocromático e preto.
Sobre o desenho da maçã existem algumas especulações como:
- Acreditam estar relacionado à marca com a história bíblica de Adão e Eva (a maçã é o fruto da árvore da sabedoria);
- Com o matemático Alan Turing, considerado o pai do computador, que cometeu suicídio comendo uma maçã que ele havia envenenado com cianeto;
- Associação da maçã com conhecimento e a famosa mordida, que significaria a aquisição do conhecimento;
- Como um trocadilho: mordida, em inglês, é bite, que obviamente lembra byte.
Consulte os nossos produtos Apple aqui