Maio Vermelho – Mês da Hepatite

O mês de maio é conhecido também como “Maio Vermelho”, com a intenção de levantar mais conhecimento e atenção sobre a hepatite.

A hepatite infeciosa é uma inflamação do fígado que pode ser causada por cinco principais tipos de vírus, chamados de tipos A, B, C, D e E (sendo as do tipo A, B e C as mais frequentes).
As hepatites A e E normalmente são causadas pela ingestão de alimentos ou água contaminadas. As hepatites B, C e D geralmente são transmitidas pelo contato com fluídos corporais de pessoas infetadas (transfusão de sangue, procedimentos médicos invasivos usando equipamentos contaminados, da mãe para bebé no nascimento – no caso da hepatite B – e também por contato sexual). Os tipos B e C levam a doenças crónicas centenas de milhões de pessoas e, juntos, são a causa mais comum de cirrose hepática e cancro.

Diagnóstico

As hepatites são doenças que nem sempre apresentam sintomas. Quando aparecem são: icterícia (amarelecimento da pele e dos olhos), urina escura, fadiga extrema, náusea, vómito e dor abdominal.

O diagnóstico e o tratamento precoces podem evitar a evolução da doença para cirrose ou cancro de fígado. Por isso, é importante realizar os exames, através de testes rápidos, que fornecem o resultado na hora, ou exames laboratoriais. Se o individuo tiver mais de 40 anos, é importante fazer o teste de hepatite C, pois a pessoa pode ter sido exposta ao vírus durante a juventude. O exame de hepatite B faz parte do rol de exames de pré-natal. A gestante deve ser diagnosticada e tratada, se houver indicação, ainda durante a gravidez.

Tratamento

A hepatite A é uma doença aguda e o tratamento é feito com dieta e repouso. Geralmente melhora em algumas semanas e a pessoa adquire imunidade (sem risco de nova infeção). As hepatites B e D têm tratamento e podem ser controladas, evitando a evolução para cirrose ou cancro. No caso do tipo C existe cura em mais de 90% dos casos quando o tratamento é seguido corretamente. Todas as hepatites virais devem ser acompanhadas pelos profissionais de saúde, pois as infeções podem-se agravar.

Vacinas

A vacina é uma forma de prevenção contra as hepatites do tipo A e B. Quem se vacina para o tipo B também está protegido para a hepatite D. Para os demais tipos de vírus não há vacina e o tratamento é indicado pelo médico.