A origem do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza é assinalado anualmente a 17 de outubro.

Este dia é uma chamada de atenção para a necessidade de erradicar a pobreza e concretizar os objetivos da «Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável». Procura, também, mobilizar os decisores políticos e a sociedade civil para a implementação de medidas que corrijam ou mitiguem as causas e as consequências da pobreza.

O combate à pobreza e a correção das desigualdades sociais são duas prioridades que exigem determinação e responsabilidade coletiva.

Para 2022/2023, o tema é «Dignidade para todos na prática» e chama a atenção para a importância da dignidade da pessoa humana, que é um direito fundamental e constitui a base de todos os outros direitos fundamentais.

Hoje, muitas pessoas que vivem em pobreza têm a sua dignidade negada e desrespeitada. Acabar com a pobreza não é apenas ajudar os pobres, é dar a cada mulher e a cada homem a oportunidade de viver com dignidade.

Foi proclamado o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza através da Resolução 47/196 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 22 de dezembro de 1992.