Escola Digital pode ser uma nova oportunidade para o Canal
O Governo anunciou um novo plano de investimento, no valor de 400 milhões de euros, para capacitar digitalmente as escolas nacionais e desmaterializar os conteúdos educacionais.
O Primeiro-Ministro António Costa anunciou um investimento de 400 milhões de euros numa nova iniciativa que visa o melhoramento da rede e do hardware das escolas, capacitar digitalmente os professores e desmaterializar os conteúdos.
O Programa de Estabilização Económica e Social (PEES) foi aprovado dia 4 de Junho em Conselho de Ministros e tem como objectivo a “universalização do acesso e utilização de recursos didácticos e educativos digitais por todos os alunos e docentes”.
A primeira fase do PEES prevê a aquisição de computadores, conectividade e licenças de software para as escolas públicas e vai dar prioridade “aos alunos abrangidos por apoios no âmbito da acção social escolar”.
Os alunos não regressaram às escolas depois das férias da Páscoa devido ao Estado de Emergência decretado pelo Governo. Foi promovida a transmissão de conteúdos didácticos através da RTP Memória, sendo de acesso livre para todos as casas com uma televisão.
No entanto, os problemas no acesso à Internet em várias regiões no país, assim como a impossibilidade financeira de contratar o serviço ou adquirir um computador deixaram muitos alunos sem um ensino acompanhado e de qualidade.