Top 10 de malware em 2019: ataques a cada poucos segundos
Nove novas amostras de malware ameaçam PCs e redes a cada minuto
Os especialistas em defesa cibernética do G Data identificaram mais de 4,9 milhões de amostras de malware em 2019. Os ciber criminosos tem como objetivos ler senhas e dados confidenciais ou criptografar dados e sistemas. Desta forma o G Data compilou as dez famílias de malware mais ativas no atual Top Ten anual.
Segundo Tim Berghoff Security, Evangelist bei der G DATA CyberDefense AG, refere que a tecnologia dos fornecedores de antivírus está cada vez melhor, identificando novos ataques às redes da empresa ou PCs e laptops privados todos os dias. Consequentemente, os autores de malware são forçados a usar métodos sofisticados para proteger o seu malware da detecção por programas de proteção, um jogo indeterminável de gato e rato.
No entanto, estes métodos nem sempre são bem-sucedidos. No ano passado, especialistas do G Data descobriram mais de 13.500 variantes de famílias de malware conhecidas todos os dias.
Consulte aqui o Top Ten anual.
Quanto a roubar dados ou criptografar sistemas sabemos que cinco das dez famílias de malware ativas são Trojans de Acesso Remoto (Rats). Malware que permite o controlo remoto e a monitorização administrativa do computador de terceiros, sem que o próprio utilizador se aperceba. Os recursos de manipulação variam desde espiar senhas e ler dados confidenciais até excluir o disco rígido ou criptografar arquivos. Utilizam a tecnologia man-in-the-browser para ler dados de login de aplicativos bancários.
Veja aqui as nossas ofertas de Gdata.