Sabia que representamos a marca Gembird?
A Gembird Europe BV foi fundada em 1997 na Holanda por profissionais de TI com a ambição de se tornar líder de mercado na área de acessórios e periféricos para computador.
Desde o início, a estratégia da empresa tem sido desenvolver seus próprios produtos de informática inovadores. Os primeiros clientes da Gembird foram atraídos pelo design moderno e elegante, assim como, características especiais como a robusta estrutura dos protetores contra surtos “Silver Shield”.
A este sucesso inicial seguiu-se mais inovação e diversificação de outros produtos informáticos – racks móveis com algumas características únicas, switches KVM modulares e switches KVM com gestão de energia, omni-scrolling MUSORFO e ratos sem fios touch-on MUSTORO – sendo todos os primeiros de sua espécie no mercado de computadores.
Além disso, a Gembird foi uma das pioneiras a lançar sua própria solução de disco rígido externo chamada Flexi-Drive. Os usuários finais foram encorajados a usar discos rígidos como disquetes e, embora alguns críticos contemporâneos não aceitassem essa nova ideia na época, a base de clientes leais foi capaz de apreciar a visão da empresa.
No ano 2000, o departamento de P&D amadureceu. Além do projeto mecânico, elétrico, PCB, firmware e software, a empresa começou a desenvolver seus próprios CIs – inicialmente para sua própria linha de conversores USB.
O grande crescimento ocorreu entre 2001 a 2003. A empresa abriu suas próprias fábricas na China, inicialmente em Zhuhai e depois em Shenzhen e Ningbo. Esta decisão foi motivada não apenas pelo desejo de reduzir os custos de produção, mas também para ter uma palavra definitiva no controle de qualidade. A garantia de qualidade sempre foi uma das maiores prioridades da Gembird, e a mudança para ter instalações de produção próprias levou-a para um nível completamente novo. Pouco tempo depois, as fábricas foram certificadas com o padrão ISO-9001 e o novo slogan da empresa “Moldando a Perfeição” foi adotado.
Desde 2001, a Gembird exibe suas inovações anualmente na CeBIT na Alemanha. Os produtos da Gembird ganharam inúmeros prémios nas revistas europeias mais conceituadas – PC World, PC Go, Computer Bild entre outras. O desenvolvimento de algumas novas ideias, como o e-Mic, talvez tenha sido considerado revolucionário demais naquela época. No entanto, estes produtos ajudaram a Gembird a abrir muitas portas e renderam à empresa a reputação de serem profissionais da inovação.
O desenvolvimento da impressora e-paper, precursora do iPad, ganhou um prémio europeu em 2010 e foi indicada pela CES em Las Vegas para o prémio de inovação em 2012. A partir dessa data, a Gembird tem-se esforçado para fazer grandes esforços em abraçar tecnologias verdes de economia na energia através da introdução da nova marca registrada EnerGenie – destinada a lidar com produtos energéticos amigos do ambiente.
Em 2005-2007, a Gembird expandiu de suas operações na China e, como resultado, tornou-se mais conhecida no emergente mercado interno chinês. Também na Europa, apesar da crise financeira, a Gembird cresceu como empresa. Em 2005, a Gembird possuía 5 escritórios e estabeleceu fortes distribuidores em mais de 40 países diferentes.
A Gembird desenvolveu a tecnologia RFID tornando-se o foco dos seus serviços logísticos a nível mundial. A empresa começou também a reconhecida como um dos principais fornecedores do continente na área de acessórios de informática. A sua unidade de produção permitiu que a empresa competisse com sucesso em preço, especialmente em artigos como cabos.
Por volta de 2014 a Gembird reconheceu que havia uma lacuna de mercado em artigos OEM na Europa. Nessa época, praticamente não havia empresas europeias a oferecer acessórios de computador personalizados sob a marca de um cliente, tanto para pequenas como para grandes empresas. A estratégia da empresa focada em baixos custos de produção permitiu à Gembird competir com sucesso com os fornecedores chineses mais agressivos. Esta aposta em produtos OEM permitiu que a Gembird fosse procurada pelas maiores redes distribuidores do continente. Entretanto, a China tornou-se menos competitiva no mercado global e a Gembird pretendia passar a sua produção para a Europa.
Isto levou a Gembird a investir a sua produção na Ucrânia, um país que pretendia aumentar seus laços comerciais com a Europa. O tempo de entrega e os custos do produto bastante reduzidos permitiram à empresa aumentar ainda mais sua vantagem competitiva.
O COVID-19 atingiu o mundo no início de 2020 mas apesar da gravidade desta crise, com as suas operações altamente computadorizadas, a Gembird continua confiável, sólida, competitiva, inovadora e capaz de atender às necessidades.