O Dia Mundial da Qualidade é uma data que foi instituída em 1990 pela ONU e comemora-se atualmente na segunda quinta-feira de novembro.
A data é promovida pelo CQI (Chartered Quality Institute) e tem como objetivo destacar a importância da qualidade na produtividade e na competitividade das organizações, assim como para a prosperidade dos indivíduos e dos países.
Em Portugal, o IPQ – Instituto Português de Qualidade é responsável pela gestão do Sistema Português de Qualidade (SPQ).
Neste dia, as organizações públicas, privadas e da economia social são incentivadas a engajar ainda mais os seus colaboradores na promoção da qualidade. É uma oportunidade para se falar em qualidade e de se encontrar novas formas de a promover.
Sugestões de Atividades para o Dia Mundial da Qualidade
Esta é uma boa data para implementar diversas atividades na sua organização, tais como:
- realizar uma reunião para discutir e implementar um novo sistema de qualidade;
- organizar palestras ou workshops de qualidade envolvendo colaboradores, fornecedores, clientes e parceiros estratégicos;
- dar exemplos de melhorias de qualidade existentes nas empresas;
- mostrar vídeos para explicar a qualidade desejada;
- fazer uma sessão de grupo para melhorar a comunicação e a relação entre os colaboradores;
- publicar fotos nas redes sociais das comemorações e das ações em prol da qualidade.