A origem do Dia Internacional do Brincar

Dia Internacional do Brincar celebra-se a 28 de maio.

O “World Play Day” é um evento conhecido como Dia Internacional do Brincar ou Dia Mundial do Brincar que é celebrado em mais de 40 países do mundo, Portugal incluído.

Este dia relembra que o brincar é um direito (artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas) e uma alegria essencial para pessoas de todas as idades. O brincar traz vantagens como diversão, educação, aumento da concentração, criatividade e convivência.

Apesar do brincar ser uma das atividades mais comuns da infância, ela é muitas vezes negligenciada, com os pais a não terem tempo para os filhos, com a crescente urbanização e perda de locais de brincadeiras, assim como com a comercialização do brincar, com o crescimento dos videojogos. Em certos países, o brincar é até um ato interdito pelo trabalho infantil e pelo recrutamento de crianças para a guerra.

Como celebrar

No dia 28 e ao longo da última semana de maio (a semana do brincar) realizam-se atividades onde a palavra de ordem é brincar. Entre outras atividades pode-se:

  • Jogar jogos tradicionais ao ar livre;
  • Brincar em parques infantis;
  • Reunir pais, filhos e avós nos mesmos jogos;
  • Incentivar brincadeiras nas escolas;
  • Fazer um piquenique com as crianças.

Origem da data

A data foi criada em 1999 pela International Toy Library (ITLA), na 8ª Conferência Internacional de Ludotecas em Tóquio, sendo celebrada pela primeira vez em 2000 e reconhecida no calendário da UNICEF. Foi escolhido o dia 28 de maio por esta data ser o dia de aniversário da ITLA

Tema

Todos os anos é escolhido um tema para a celebração da data. As temáticas selecionadas para os últimos anos foram:

2022: “Redescobrir o brincar”.

2021: “Brincar é saudável.”

2020: “Fique seguro, brinque em casa.”

2019: “É direito da criança brincar”.

2018: “Brincar Livre”.

2017: “Brincar Sustentável”.

2016: “Brincar é para todas as idades.”

2015: “Brincar é divertido.”